Publicado em 1980, Mad Maria, o segundo romance de Márcio Souza ganha edição com capa e projeto gráfico renovados. Considerada a obra-prima do autor amazonense, a obra foi adaptada para a televisão em 2003, em minissérie homônima da Rede Globo. O livro estava fora de catálogo.
Márcio Souza é um dos expoentes da geração de escritores surgida nos anos 1970. Em Mad Maria, a narrativa se passa no interior da Amazônia e relata a construção da ferrovia Madeira-Mamoré entre 1907 e 1912. Na época, os investidores tinham o objetivo de construir uma estrada que pudesse competir com o Canal do Panamá.
A ferrovia integraria uma região rica em látex na Bolívia com a Amazônia, mas, no caminho, encontraria obstáculos descomunais: muitas cataratas, milhas e milhas de pântanos e desfiladeiros, centenas de cobras e escorpiões, árvores gigantescas e inúmeros mosquitos transmissores de malária.
Antes das obras chegarem ao fim, cerca de três mil homens estavam mortos, milhares, hospitalizados, e uma fortuna em dólares desperdiçada na selva. Márcio Souza tece em Mad Maria um faroeste à brasileira e força o leitor a se embrenhar nos episódios históricos mais terríveis e inimagináveis da construção da Madeira-Mamoré.
Além de Mad Maria, Márcio Souza é autor de outro best-seller, Galvez, imperador do Acre, grande sucesso de crítica e de público, que marcou sua estreia como romancista. Ele também é autor, entre outros, dos romances O brasileiro voador e O fim do Terceiro Mundo, além da tetralogia ficcional Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro.