🔓 Ilustradora Denise Gonçalves estreia na poesia com “Mulher do interior”

Colaboradora do “Rascunho”, escritora produziu poemas a partir de suas experiências em várias cidades brasileiras e em países como França e Chile
Denise Gonçalves, autor de “Mulher do interior” (Foto: Eduardo Ramos)
03/02/2023

A ilustradora paranaense Denise Gonçalves acaba de estrear na literatura com o livro de poesia Mulher do interior. Nascida em Ponta Grossa (PR), ela já residiu em sete cidades, passando por Estados como Minas Gerais e São Paulo, além de países como França e Chile, onde vive atualmente. A coletânea de poemas pode ser adquirida nos sites da editora Libertinagem ou da autora.

As mudanças de rota, somadas à participação em laboratórios de escrita criativa, impulsionaram a produção dos poemas. A escrita, que começou coletiva, com saraus e rodas de leitura, se tornou um hábito, somada à pintura, ao desenho e ao teatro, outras paixões antigas.

Os poemas acompanhados de 11 ilustrações mapeiam o nomadismo de “guria”, aluna do Colégio Estadual do Paraná, vizinha do Largo da Ordem em Curitiba, à mulher que experimenta linguagens, migra e não volta, a não ser pela memória e pelo afeto.

Os versos brincam com coisas do cotidiano e versam sobre a angústia do crescimento de si, da visão política e de mundo. “Em cada verso é possível acompanhar os passos de suas andanças, entrelaçada e confundida com nossa própria história cotidiana. No despachar de uma mala, nas diversas descobertas: o crepe Nutella banane em Paris, o pão-pingado na Consolação, a casa 104 no pedaço de montanha em Minas Gerais”, escreve Suélen Rocha, professora de Letras Estrangeiras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mulher do Interior
Denise Gonçalves
Editora Libertinagem
122 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho