O aguardado novo romance de Cormac McCarthy, O passageiro, chega ao Brasil 16 anos depois do último livro do autor, A estrada, lançado em 2006 e que venceu o Prêmio Pulitzer de ficção.
No livro, Cormac, que em 2023 completa 90 anos, cria uma trama, passada nos anos 1980, sobre moral e ciĂŞncia, sobre as consequĂŞncias do amor desenfreado e a loucura nos desvĂŁos da consciĂŞncia.
São três da manhã quando Bobby Western mergulha na escuridão do oceano. As lanternas subaquáticas revelam partes de um jato afundado, onde nove corpos ainda estão presos aos assentos. Os documentos de navegação, no entanto, desapareceram, assim como a caixa-preta. Deveria haver um décimo passageiro, mas não há sinal dele.
De volta à terra firme, Bobby segue as pistas que podem ajudá-lo a elucidar o mistério, que se torna mais intrincado à medida que ele avança. Em pouco tempo, ele é acossado por autoridades do governo e tem sua vida pessoal devassada.
O protagonista, em si, Ă© tambĂ©m um mistĂ©rio. Por meio da narrativa econĂ´mica e elusiva de McCarthy, mergulhamos em seu passado e conhecemos seus fantasmas: o pai foi um fĂsico que participou do desenvolvimento da bomba de Hiroshima, e a irmĂŁ Alicia, frágil e instável, morreu de forma trágica. Ela Ă© a Ăşnica pessoa que Western realmente amou na vida, e sua ausĂŞncia lhe arruina a alma. O passageiro faz parte de um volume duplo de romances, a ser concluĂdo com Stella Maris.
Nascido em Rhode Island, EUA, em julho de 1933, Cormac Ă© autor de livros seminais da literatura norte-americana, como Meridiano de sangue, a Trilogia da Fronteira (composta de Todos os belos cavalos, A travessia e Cidades da planĂcie), Onde os velhos nĂŁo tĂŞm vez e A estrada. Recebeu prĂŞmios como o Pulitzer, o National Book Award e o National Book Critics Circle Award.