Carolina Vigna é uma artista de múltiplos talentos. Historiadora da arte, artista visual, escritora, professora e pesquisadora em artes e humanidades, ela lança agora um livro sobre outra de suas especialidades. Ilustração digital apresenta a ilustração não só como aquela concebida integralmente no computador, mas também como toda imagem que recebe alguma interferência digital, compondo uma mixed media.
A arte digital pode parecer um termo novo, mas surgiu após a segunda guerra mundial e ganhou forças nos anos 60, com engenheiros que utilizavam computadores para gerar imagens com algoritmos. Desde então, surgiram diversas ferramentas para aperfeiçoar essa arte e, o que antigamente era um diferencial, hoje é mandatório.
As ilustrações digitais são usadas na publicidade, nos livros, nos jogos, no cinema, nos quadrinhos. São diversas as aplicações e um setor de trabalho com muitas oportunidades. Ilustração digital apresenta o mercado e as técnicas existentes.
Carolina aborda desde aspectos históricos da computação gráfica a cores e tipos de imagens em meio digital, além de explicar caso a caso a melhor forma para escanear desenhos, tratar imagens e utilizar texturas, sempre oferecendo dicas de softwares e recursos disponíveis.
“Apresento um livro prático, com dicas concretas e úteis para quem quer entrar nesse mercado. Destaco apenas ferramentas que realmente usamos no dia a dia – a obra é escrita a partir da necessidade ou problema a resolver, não a partir do software.” afirma Vigna.
Ela também discorre sobre as atividades desempenhadas por ilustradores, destacando o setor editorial, o da publicidade e o do cinema, dando dicas de como ingressar nesses segmentos e se atualizar continuamente.
Carolina Vigna começou a vida profissional no mercado editorial. Publicou seu primeiro texto em 1984 e nunca mais parou. Ilustra livros, revistas e jornais desde 1990, ano em que também começou a trabalhar com multimídia e arquitetura de informação. Atua na área de webdesign desde 1993 e em design editorial, design gráfico, diagramação e editoração desde 1995. Em 2017, ingressou na docência. É também crítica de arte associada à ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). É também cronista do Rascunho, publicando às quintas-feiras.