🔓 Carolina Vigna discute técnicas de ilustração em nova obra

“Ilustração digital”, lançado pela Editora Senac São Paulo, mostra as possibilidades profissionais de uma área promissora
Carolina Vigna, autora de “Ilustração digital”
22/10/2022

Carolina Vigna é uma artista de múltiplos talentos. Historiadora da arte, artista visual, escritora, professora e pesquisadora em artes e humanidades, ela lança agora um livro sobre outra de suas especialidades. Ilustração digital apresenta a ilustração não só como aquela concebida integralmente no computador, mas também como toda imagem que recebe alguma interferência digital, compondo uma mixed media.

A arte digital pode parecer um termo novo, mas surgiu após a segunda guerra mundial e ganhou forças nos anos 60, com engenheiros que utilizavam computadores para gerar imagens com algoritmos. Desde então, surgiram diversas ferramentas para aperfeiçoar essa arte e, o que antigamente era um diferencial, hoje é mandatório.

As ilustrações digitais são usadas na publicidade, nos livros, nos jogos, no cinema, nos quadrinhos. São diversas as aplicações e um setor de trabalho com muitas oportunidades. Ilustração digital apresenta o mercado e as técnicas existentes.

Carolina aborda desde aspectos históricos da computação gráfica a cores e tipos de imagens em meio digital, além de explicar caso a caso a melhor forma para escanear desenhos, tratar imagens e utilizar texturas, sempre oferecendo dicas de softwares e recursos disponíveis.

“Apresento um livro prático, com dicas concretas e úteis para quem quer entrar nesse mercado. Destaco apenas ferramentas que realmente usamos no dia a dia – a obra é escrita a partir da necessidade ou problema a resolver, não a partir do software.” afirma Vigna.

Ela também discorre sobre as atividades desempenhadas por ilustradores, destacando o setor editorial, o da publicidade e o do cinema, dando dicas de como ingressar nesses segmentos e se atualizar continuamente.

Carolina Vigna começou a vida profissional no mercado editorial. Publicou seu primeiro texto em 1984 e nunca mais parou. Ilustra livros, revistas e jornais desde 1990, ano em que também começou a trabalhar com multimídia e arquitetura de informação. Atua na área de webdesign desde 1993 e em design editorial, design gráfico, diagramação e editoração desde 1995. Em 2017, ingressou na docência. É também crítica de arte associada à ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). É também cronista do Rascunho, publicando às quintas-feiras.

Ilustração digital
Carolina Vigna
Senac São Paulo
136 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho