Com organização de Carlos Rennó, ilustrações inéditas de Alberto Pitta e textos de Arnaldo Antunes e José Miguel Wisnik, a Companhia das Letras lança a terceira edição de Todas as letras, que reúne o conjunto das canções compostas por Gilberto Gil, uma cronologia e centenas de comentários — diversos deles inéditos — do autor a respeito de suas composições.
Ex-ministro da Cultura e membro da Academia Brasileira de Letras, Gil completa 80 anos em 2022. Sua obra contribuiu para a transformação do conceito estético da letra de música ao lhe dar status de poesia — cantada e popular.
“Gilberto Gil e sua obra brilham em ancestralidade e afrodescendência, sob o comando afetuoso de Tempo, divindade e rei transformado em canção. Gil é gênio e é um de nós!” — Jurema Werneck
Cantor, compositor e multi-instrumentista, o baiano foi premiado com nove Grammys ao longo de sua trajetória artística. Recebeu diversos prêmios e honrarias, sendo nomeado Artista da Paz pela Unesco, em 1999, doutor honoris causa pela Universidade de Berklee.