Cartas #março_09

A opinião, comentários e sugestões dos nossos fiéis leitores
Arte da capa: Ricardo Humberto
01/03/2009

Karen Éler
O Rascunho 106 chegou numa tarde chuvosa. Como sempre, abandonei os romances e os jornais diários para mergulhar nos meandros tortuosos da literatura. É muito fácil encontrar bons prosistas no Brasil contemporâneo (Joca Terron, Daniel Galera, Xico Sá e mais alguns milhares). Achar bons poetas é uma tarefa bem mais difícil (Nicolas Behr, Arnaldo Antunes, Ana Elisa Ribeiro, Aroldo Pereira e mais uma meia dúzia). Por este motivo, fiquei muito encantado com os poemas de Karen Éler. Sua poesia é a linguagem em estado de febre. Eu que tenho tanta dificuldade de chorar, caí em prantos quando li o texto de Claudia Lage sobre a fadinha da Nova Zelândia [Katherine Mansfield], influência notória de nossa querida bruxinha ucraniana [Clarice Lispector].
Jovino Machado • Belo Horizonte – MG

Fernando Monteiro
O colunista Fernando Monteiro leu a minha mente quando escreveu o delicioso texto A cabeça no fundo do entulho da leitura (1), na edição de fevereiro do Rascunho. Mal posso esperar pelo número 2.
Loredana Martinelli • Curitiba – PR

Site
Gostaria de dar os parabéns a todos pelo site do Rascunho. Adorei as dicas de todos os escritores para os iniciantes (Mãos à obra). Eu mesma estou começando nessa estrada e gosto de ouvir os mais experientes no assunto.
Susana Lorena de Souza • via e-mail

Paiol Literário
Fui a praticamente todos os encontros do Paiol Literário em 2008. É uma grande oportunidade de ouvir o que têm a dizer os escritores. Sempre saí dos bate-papos com alguma idéia, inquietação. É uma bela experiência intelectual. Aguardo ansiosa a programação deste ano.
Maria Paula dos Santos Silva • Curitiba – PR

Nota do editor
Possivelmente, o projeto Paiol Literário terá início em abril. Neste ano, serão sete encontros. Em breve, teremos informações mais precisas, pois estamos aguardando o fechamento dos acordos de patrocínio para divulgar a programação completa.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho