O romancista Itamar Vieira Junior vai ministrar, a partir de julho, a oficina “Escrever é Estar Vivo: Introdução à escrita criativa (conto e romance)”, promovida pela Balada Literária. O curso tem oito encontros — um por semana, às terças-feiras, de 5 de julho até 23 de agosto —, via plataforma Zoom, das 19h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta (1º).
O curso é voltado para o desenvolvimento de projetos literários: desde a ideia inicial, passando pela leitura atenta de obras contemporâneas consagradas até a prática da escrita, discutindo temas como trama, personagens, estilo e revisão.
Inspirado nos escritos do antropólogo Tim Ingold e nos livros Estar vivo — ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição e Antropologia — para que serve?, Itamar propõe uma releitura dos principais elementos da narrativa literária sob a perspectiva humanista de seu pensamento, onde a vida se apresenta como uma trama imprevisível.
Nascido em Salvador, Itamar Vieira Junior é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu romance Torto arado, publicado em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas.