Autora de livros emblemáticos da literatura brasileira contemporânea, como Inferno e O matador, Patrícia Melo lança agora o romance Menos que um, seu décimo terceiro trabalho. A escritora, que vive na Suíça, estará em Curitiba nesta terça-feira (24), no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro), às 19h30, para um bate-papo sobre o livro, conduzido pelo escritor e jornalista Rogério Pereira. Em seguida, Patrícia autografa o novo romance. O evento é promovido pela LeYa Brasil, Sesc-PR e jornal Rascunho.
Acostumada a retratar o descompasso social brasileiro, em Menos que um Patrícia Melo escancara novamente um Brasil “invisível”, assombrado pela sua história recorrente, transecular, de descaso, desigualdade e violência social. A autora desenha em cores fortes o nosso tempo e a nossa cara: um país, em pleno século 21, que vê o futuro chegar, mas é incapaz de ir recebê-lo.
Em um romance potente, a escritora tenta responder a uma pergunta das mais humana: “O que existe quando o que há é menos que um?”. Resultado de quase dois anos de trabalho contínuo, Menos que um reconstrói, numa narrativa caleidoscópica, as inúmeras batalhas cotidianas, de sobrevivência, de uma vasta gama de personagens — camelôs, flanelinhas, desempregados, bêbados, ladrões e catadores, gente que tem como destino inevitável o fato de, por força das circunstâncias, ter que viver nas ruas.
A autora
Patrícia Melo é autora, entre outros, de Elogio da mentira, Gog Magog e Mulheres empilhadas. Suas obras estão publicadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Holanda, Suécia, Espanha e Portugal. Ao longo da carreira, recebeu o prêmio Jabuti de melhor romance, o Deutscher Krimi-Preis, o LiBeraturpreis, o Deux Océans e também foi finalista do Prix Femina.
SERVIÇO
Bate-papo e lançamento de Menos que um, de Patrícia Melo
Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 | Centro | Curitiba – PR)
Terça-feira (24 de maio), às 19h30
Gratuito