A Todavia anunciou que passará a publicar a obra do professor e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). Serão 17 livros, entre eles uma edição especial da Formação da literatura brasileira, que começam a ser publicados no primeiro semestre de 2023.
Nos últimos anos, a obra de Candido vinha sendo publicada pela Ouro sobre Azul, em edições revistas pelo próprio autor até pouco antes de sua morte.
Segundo a Todavia, “o desafio será manter a qualidade impecável das edições atuais com novos projetos gráficos, ampliar a circulação dentro e fora do país e mostrar às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável e decisiva”.
Antonio Candido é considerado por muitos estudiosos o maior crítico literário brasileiro. Ele foi companheiro de geração de intelectuais como Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.
Intérprete do Brasil, Candido partilhava com Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda um pensamento social do país, aliando anseio por justiça social, densidade teórica e qualidade estética. Com eles também partilhava o gosto pela forma do ensaio.
Segundo Ana Luisa Escorel, filha de Antonio Candido e responsável pela publicação da obra do pai entre 2006 e 2022, a passagem para uma nova editora completa o movimento virtuoso iniciado na Ouro sobre Azul. “Agora, sob os cuidados da Todavia, um público mais amplo poderá entrar em contato com essa obra fundamental da cultura brasileira.”