O box Grandes escritores da literatura francesa, editado pela Nova Fronteira, reúne três clássicos que trazem personagens femininas marcantes: A mulher de trinta anos, de Balzac, A dama das camélias, de Dumas Filho, e Madame Bovary, de Flaubert.
No primeiro, Balzac narra a trajetória de Júlia, que sofre com as opressões da França oitocentista. Em busca de independência, no romance que deu origem ao termo “balzaquiana” e traz prefácio de Luisa Geisler, a protagonista vive um grande amor.
Na obra de Dumas Fiho, A dama das camélias, um membro de uma família tradicional se apaixona por Marguerite Gautier, a cortesã mais desejada do momento. De acordo com a professora Maria Lúcia Dias Mendes, “penetramos nesse universo libertino e marginal conduzidos por um narrador que parece confiável”.
Madame Bovary, por fim, continua atual depois de um século e meio de sua publicação — conforme texto de introdução de Carola Saavedra. Na história, Emma Bovary se vê presa em um casamento infeliz e, tentando sentir-se viva novamente, envolve-se em vários casos extraconjugais.