🔓 Antologia inédita resgata poemas de Oswaldo de Camargo

“30 poemas de um negro brasileiro” conta com prefácio de Florestan Fernandes e traz textos publicados nos anos 1960
Oswaldo de Camargo, autor de “30 poemas de um negro brasileiro”
13/05/2022

Um dos mais importantes intelectuais brasileiros, Oswaldo de Camargo ganha uma antologia inédita pela Companhia das Letras, que chega ao público no próximo dia 26 de maio. 30 poemas de um negro brasileiro é resultado da união de 15 poemas negros — lançado pela primeira vez em 1961, em uma edição limitada da Associação Cultural do Negro — e de poemas publicados nas obras O estranho e Luz & breu.

Camargo coloca nos versos do livro sua poética para tratar de negritude e ancestralidade. “Eu tenho dentro em mim anseio e glória/ que roubaram a meus pais./ Meu coração pode mover o mundo,/ porque é o mesmo coração dos congos,/ bantos e outros desgraçados,/ é o mesmo”, declara o poeta.

No prefácio de 15 poemas negros, reproduzido nesta edição, o sociólogo Florestan Fernandes evidencia que as palavras do jovem militante eram atuais à época e seguem atuais hoje, pois suscitam novos ensinamentos. “Ninguém melhor que um poeta para revitalizar as aspirações igualitárias […] que orientaram os grandes movimentos sociais negros da década de 1930”.

Numa produção que perpassa mais de 40 anos de luta e resistência, esta antologia reforça a excepcionalidade da obra de Oswaldo de Camargo, que, a partir da experiência individual e coletiva de homem negro num país de passado escravocrata, reverbera sua voz atemporal.

“É uma alegria imensa ter a oportunidade de ver os textos de Seu Oswaldo sendo os responsáveis por esta encantadora abertura de portas, que conduzirá uma nova geração de brasileiros a um encontro com si mesmos”, diz o cantor Emicida

Nascido em Bragança Paulista (SP), em 1936, Oswaldo de Camargo estudou música e humanidades no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, mas, percebendo intimidade com as letras, decidiu dedicar-se à escrita.

Foi revisor do jornal O Estado de S. Paulo, redator do Jornal da Tarde, diretor de cultura da Associação Cultural do Negro e um dos principais colaboradores de periódicos como Novo Horizonte, Niger e Cadernos Negros. Dele, a Companhia das Letras também publicou O carro do êxito.

30 poemas de um negro brasileiro
Oswaldo de Camargo
Companhia das Letras
120 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho