Vencedor do Prêmio Alfaguara 2021, o romance Os abismos, mais recente trabalho da colombiana Pilar Quintana, chega ao Brasil pela Intrínseca. O livro sucede A cachorra, traduzido para vários idiomas e finalista do Premio Nacional de Novela na Colômbia e do National Book Award nos Estados Unidos — leia a entrevista da autora sobre o romance ao Rascunho.
Em Os abismos, Claudia mora com os pais em Cáli, na Colômbia, em um apartamento tomado por plantas e rodeado por precipícios físicos e metafóricos. O ambiente, exuberante e bem-cuidado, opõe-se à indiferença da mãe, que está em conflito com os caminhos escolhidos e impostos para a própria vida.
Como muitas famílias, a de Claudia passa por uma crise, e basta o casamento dos pais estremecer para que ela perceba a fragilidade dos limites que mantêm a previsibilidade do cotidiano. Nos últimos anos da infância, a menina começa a entender que a existência chega ao fim e que essa ruptura pode ser uma escolha pessoal.
Pelos relatos da mãe, obcecada por revistas de celebridades — e em especial pelas figuras femininas com finais trágicos, como Grace Kelly —, ela faz a correspondência entre vida e morte e passa a temer pelas decisões de sua progenitora.
Em meio à beleza e à violência da natureza, confrontando desejos inconfessos, mãe e filha se encontram e, assim, o destino da mais velha parece se debruçar sobre o abismo contra o qual tantas outras mulheres também já se depararam. A obra contou com uma edição em capa dura exclusiva, enviada em março aos assinantes do Intrínsecos, o clube do livro da Intrínseca.