A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal abre nesta quarta-feira (27) as inscrições para o I Prêmio Candango de Literatura, que irá distribuir cerca de R$ 180 mil em prêmios. Um solenidade hoje, às 17h, no Cine Brasília, marca o lançamento oficial do prêmio.
O concurso vai contemplar obras de autores de língua portuguesa em seis categorias: Romance, Poesia, Conto, Prêmio Brasília, Capa e Projeto Gráfico. Além disso, duas linhas serão destinadas a iniciativas de incentivo à leitura (Geral e Pessoa com Deficiência). Junto com o prêmio em dinheiro, os autores concorrem a um troféu criado especialmente pelo artista André Cerino. Podem se inscrever escritores de língua portuguesa de qualquer parte do mundo, que tenham publicado livros em primeira edição em 2021.
“A importância do prêmio está em trazer à baila a literatura contemporânea. O pensamento moderno, de hoje, é o que nos interessa. O que estão dizendo nossos novos escritores é que nos interessa. Com isso instigamos a criatividade e a literatura atual. Daí sua indiscutível importância”, diz Maurício Melo Júnior, escritor e presidente do Instituto Casa de Autores, que conduz a realização do concurso.
A curadoria do prêmio será de Ignácio de Loyola Brandão. Contista, romancista, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, sua obra já foi traduzida para diversos idiomas. “Em momento de sufoco para a cultura brasileira, o Prêmio Candango nos faz respirar e acreditar que é possível enfrentar, seguir, criar, produzir”, diz o autor dos romances Zero e Não verás país nenhum.