Neste ano o público tem a oportunidade de recomendar nomes — ou de fazer uma autoindicação — para a composição do júri da 64º edição do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A iniciativa se faz por meio da consulta pública, que tem prazo até 27 de abril de 2022.
Para participar, basta preencher o formulário disponível no site. Os indicados são verificados e validados pelo Conselho Curador, responsável por selecionar personalidades e profissionais de todo o país para constituir o júri.
Já o prazo para as inscrições segue até 26 de maio. Pelo sexto ano consecutivo, os valores das inscrições não foram alterados. E, pelo segundo ano seguido, haverá desconto de 10% para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias.
Assim como na última edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo está à frente da curadoria da premiação. Marcionilo possui experiência de mais de 40 anos no mercado editorial. Juntam-se a ele no conselho curador especialistas e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento: Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot, Luiz Gonzaga Godoi Trigo e, pela primeira vez, Rodrigo Casarin, colaborador do Rascunho.
“A consulta pública é fundamental para conseguirmos conhecer jurados fora do radar, ecoando os diversos discursos. É uma forma plural de encontrar diferentes olhares que contribuem com a produção literária brasileira”, ressalta Rodrigo Casarin, membro do Conselho Curador do 64º Prêmio Jabuti.