🔓 Aixa de la Cruz mergulha na própria história em “Mudar de ideia”

Em narrativa autoficcional, espanhola se vale de uma honestidade quase brutal para revisitar acontecimentos de sua vida e sentimentos diversos
Aixa de la Cruz, autora de “Mudar de ideia”
06/04/2022

No livro Mudar de ideia, lançado pela Âyiné, a espanhola Aixa de la Cruz mergulha na própria história com uma honestidade ímpar, mostrando que a autoficção pode ser um modelo narrativo brutal.

Apesar da pouca idade, a autora — de origem basca, nascida em 1988 — resolve prestar contas com o passado. Nesse exercício, que parece reivindicar uma espécie de libertação, ela revisita tudo que lhe foi imposto ao longo dos anos.

O resultado é um texto que vai do tom impiedoso ao bem-humorado, em uma investigação dos sentimentos de culpa e raiva, da maternidade e dos laços criados com o tempo, sejam os biológicos ou escolhidos.

Mudar de ideia
Aixa de la Cruz
Trad.: Letícia Mei
Âyiné
116 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho