🔓 Carola Saavedra abre temporada do projeto “Passaporte Literatura”

Promovido pelo Goethe-Institut São Paulo, primeiro encontro do ano acontece nesta quinta-feira (24), às 19h, ao vivo pelo Facebook e YouTube
Carola Saavedra, autora de “Um quarto é muito pouco”
22/03/2022

A brasileira nascida no Chile Carola Saavedra é a primeira convidada de 2022 do projeto “Passaporte Literatura: Em casa”, que tem a curadoria do escritor e tradutor Marcelo Lotufo e do poeta e ensaísta Tarso de Melo. O encontro é promovido pelo Goethe-Institut São Paulo e acontece nesta quinta-feira (24), às 19h, ao vivo pelo Facebook e YouTube.

Autora de romances Paisagem com dromedário (2010), O inventário das coisas ausentes (2014) e Com armas sonolentas (2018), Carola atualmente leciona na Universidade de Colônia, cidade alemã onde vive desde 2018. Em 2021 ela lançou a coletânea de ensaios O mundo desdobrável, seu primeiro livro de não ficção.

De setembro de 2020 a outubro de 2021, Carola assinou a coluna “Conversas flutuantes”, nas edições impressa e online do Rascunho. Em forma de bate-papo, ela conversava com colegas de ofício sobre questões ligadas à literatura e à vida cotidiana.

Durante o evento, a escritora fala sobre sua obra e suas leituras, o trabalho com tradução (de autoras como Herta Müller e Cornelia Funke) e como tem sido viver e trabalhar com literatura entre Brasil e Alemanha.

Desde 2018 o “Passaporte: Literatura” promove encontros entre nomes de destaque da literatura contemporânea, como tradutores e editores, para falar sobre a literatura de língua alemã. Desde o início da pandemia o programa vem sendo realizado online.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho