“Abolição, Independência e Literatura” são os temas que estarão em debate na 10ª edição do Fliaraxá (Festival Literário de Araxá), que acontece entre 11 e 15 de maio na cidade que dá nome ao evento, no interior de Minas Gerais.
Em formato híbrido, as transmissões vão acontecer de forma descentralizada, em diversos lugares da cidade: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo, Fundação Cultural Calmon Barreto, praças e escolas de bairros periféricos.
O evento também contará com programação infantil, prêmio de redação, exposição artística e uma novidade: uma livraria com espaço gastronômico. A programação com os autores ainda não foi divulgada pela organização do evento.
Neste ano Afonso Borges, criador do Fliaraxá, divide a curadoria com o escritor e jornalista Tom Farias, biógrafo de Carolina Maria de Jesus. A Patrona da edição é a maranhense Maria Firmina dos Reis, cujo bicentenário de nascimento é lembrado neste ano (1822-2022) e o escritor homenageado é o baiano Itamar Vieira Junior, considerado uma das revelações da literatura brasileira dos últimos anos, autor de Torto arado.
História
O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto. A partir de 2017, o festival passou a ocupar o Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942.
Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival em suas oito edições presenciais, mais de 400 autores participaram da programação e 130 mil livros foram comercializados na livraria do evento.
A 9.ª edição do Fliaraxá (2020), devido a pandemia, aconteceu em formato virtual/digital/híbrida, permanecendo com programação 24h no ar, totalizando 101 horas de transmissão contínua. O público, desta vez, foi contabilizado pelo número de alcance nas redes, registrando 6.294.763 de visualizações do conteúdo exibido no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, canais oficiais de divulgação e de exibição do festival. No site do evento, 22.556 usuários foram alcançados, num total de 58.178 visualizações do conteúdo disponível.