Primeiro livro infantojuvenil de Rachel de Queiroz, O menino mágico ganha agora uma nova edição pela José Olympio. As ilustrações são de Mayara Lista, vencedora do Troféu HQMix. Vencedor do Prêmio Jabuti de livro infantojuvenil e leitura recomendada pela Unesco para jovens leitores, o livro traz as aventuras de Daniel e seu primo Jorge pelo Rio de Janeiro. Um é mágico, o outro é o mais inteligente de todos.
O protagonista é um menino que aprendeu mágica de repente. Primeiro, ele percebeu mudanças misteriosas: dormiu em um quarto e acordou em outro… Depois, fez um ovo virar pintinho… e a cama se tornar avião! Daniel se impressionava, mas decidiu não contar seu segredo a ninguém. Falou apenas para seu primo Jorge, o garoto mais inteligente de todos.
A José Olympio ainda publica outra obra infantojuvenil com a assinatura de Rachel de Queiroz, mas como tradutora de Miguel Strogoff, um dos clássicos mais conhecidos de Júlio Verne. Originalmente lançado em 1876, o livro é ambientado no Império Russo no final do século 19.
Funcionário do correio do czar, Miguel Strogoff recebe uma missão especial que pode decidir o futuro de seu país: entrar na Sibéria e levar a um general no front de batalha uma carta do czar, já que os telégrafos foram cortados devido à guerra entre os russos e os tártaros.
Para isso, enfrenta um caminho cheio de perigos e obstáculos. Nessa jornada, ele conhece a jovem Nádia Fédor, que também está tentando chegar à Sibéria para reencontrar sua família. Os dois se ajudam e, no fim, um surpreendente acontecimento os aproxima de uma maneira que não conseguirão mais viver separados.