🔓 Antologia de histórias juvenis reúne Ignácio de Loyola, Maria Valéria Rezende e Ondjaki

Publicado pela FTD Educação, “O amanhã cheio de histórias” traz breves contos sobre temas como bullying e gravidez precoce
Os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Ondjaki e Maria Valéria Rezende, que participam do livro “O amanhã cheio de histórias”
03/03/2022

Com curadoria da escritora e jornalista Joselia Aguiar, a FTD Educação publica uma antologia sobre a vida de protagonistas que enfrentam desafios típicos da adolescência, como bullying e gravidez precoce.

“O amanhã cheio de histórias” traz breves histórias de Ignácio de Loyola Brandão, Maria Valéria Rezende, Itamar Vieira Junior, Socorro Acioli, Eliana Alves Cruz, Paloma Franca Amorim, Isabela Noronha e Ondjaki, autor angolano, que se passam nas mais diversas regiões do Brasil e também em Angola.

Entre os textos, há diferentes estilos literários, como cartas e peça de teatro, e as histórias são acompanhadas de desenhos do ilustrador Fabrizio Lenci.

“Existem dois pontos-chave para a estruturação da antologia. O primeiro é que todos os contos têm protagonistas jovens em um processo de aprendizagem diante de uma situação desafiadora. E o segundo é a vontade de reunir contos que transmitam esperança aos jovens. Eu queria construir um livro que pudesse auxiliar a Joselia que fui aos 14 anos de idade”, diz a curadora da obra, Joselia Aguiar.

Todos os contos foram feitos por encomenda, e os autores tiveram de três a quatro meses para elaborá-los. Cada escritor e escritora recebeu o pedido para criar protagonistas jovens.

Os textos abordam questões importantes e complexas da adolescência, como vocação profissional, no conto Aulas de teatro, de Ondjaki; bullying, presente na narrativa Novata, de Itamar Vieira Junior; gravidez precoce, assunto do conto As verdades de Vivi Starobinas, de Isabela Noronha; e a pandemia da Covid-19, em Meu irmão Pelédson, de Maria Valéria Rezende.

O amanhã cheio de histórias
Eliana Alves Cruz, Ignácio de Loyola Brandão, Isabela Noronha, Itamar Vieira Junior, Maria Valéria Rezende, Ondjaki, Paloma Franca Amorim e Socorro Acioli
Org.: Joselia Aguiar
FTD Educação
160 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho