Cartas #fevereiro_22

A opinião, comentários e sugestões dos nossos fiéis leitores
Arte da capa: Raquel Matsushita
01/03/2022

Inteligente e sensível
Escrevo para elogiar o artigo Um verdadeiro outsider [sobre Charles Simic, edição 261], assim como o excelente trabalho de André Caramuru Aubert nas traduções de poesia norte-americana. A seção de poesia do Rascunho é minha preferida em todas as edições. A escolha dos poetas é inteligente e sensível, tanto nas obras de referência quanto em novos autores.
Sabina Anzuategui • São Paulo – SP

Reinaldo Santos Neves
Foi com alegria que li o artigo de Wilberth Salgueiro, na edição de janeiro, sobre a obra de Reinaldo Santos Neves, um grande escritor sistematicamente ignorado pelo mainstream. Por ser avesso a badalações de vidinha literária, recusar-se a qualquer iniciativa de marketing e apostar apenas na força avassaladora do que escreve, numa obra consistente que vem sendo construída há décadas em seu recolhimento na província capixaba, Reinaldo é um grande segredo bem guardado. Não faz parte de turmas nem patotas. Mas desafio a que se saia incólume da leitura de seus livros — literatura na veia.
Ana Maria Machado • Rio de Janeiro – RJ

No Twitter

Valeu, Rascunho, pela divulgação do resultado do concurso e pelo incentivo de sempre a conhecer novos autores [sobre a notícia do Prêmio Kindle de Literatura, vencido pela cearense Vanessa Passos].
@Condadodeyork

Sei que é importante e tal, mas não consegui. Ô livro chato [sobre texto dos 100 anos da publicação de Ulysses, de James Joyce]!
Thammy Reeds

No Instagram

Fiquei emocionada com este “novo” Macbeth! Que filme! Cinema de primeira grandeza [em resposta à crônica “O triunfo de Macbeth no cinema”, de Nara Vidal]!
Daise Pimentel 

O maior jornal de literatura do Brasil. Guerreiro demais!
Vida Secreta 

É uma sensação deliciosa quando interfonam avisando que o Rascunho chegou.
Taylane Cruz

Amo o Philip Roth! Escapando ileso, até onde sei, da cultura do cancelamento [sobre a notícia da publicação do livro Por que escrever?].
Marcone 

É um orgulho termos Diamela Eltit no nosso catálogo. E que excelente entrevista publicada no Rascunho!
Relicário Edições

 Amei a capa do Rascunho de fevereiro.
Jaq Jaskin

Amo o Rascunho!
Juliana Gelmini

A patroa [Vanessa Passos] está no Rascunho! É emoção demais.
Nádia Camuça 

No Facebook

Arte sensacional do Dê Almeida para a capa do Rascunho de fevereiro.
Stiven Souza

Sou assinante e leitor do Rascunho há muitos anos. Amo!
Valdinar Monteiro de Souza

A crônica Mínimo jardim, da Mariana Ianelli, é muito boa. Sejam grandes bibliotecas ou aqueles poucos livros mais especiais, sempre nos acompanham nas mudanças da vida.
Librertas

A crônica Viajando em Bishop, da Ana Elisa Ribeiro, é muito bonita.
Sérgio Karam

Que beleza, esse texto da Nina [“Esse janeiro cinzento”]!
Fatima Mohamed Abrao

Ainda há gente que pensa que o mundo deve se ajustar aos desejos pessoais e satisfazer suscetibilidades alheias. Há ausência de maturidade nesse modo de pensar, pois nós é que temos que nos ajustar à realidade. Obviamente que isso não significa cruzar os braços e se submeter passivamente ao arbítrio de burocratas ou à tendência dominante, que muitas vezes é fruto de engenharia social daqueles que desejam controlar e, para tanto, criar uma sociedade administrada, mas o esforço para preservar um estilo de vida proporcional e valores socialmente relevantes certamente não guarda relação alguma com essa patacoada de gente mimada que busca fórmula mágica no distributivismo, geralmente desejando distribuir apenas o que foi conquistado pelos outros [em resposta à crônica “Sai pra lá, minimalismo”, de Julia Dantas].
Fernando Vinciprova dos Reis

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho