O turco Burhan Sönmez participa de um bate-papo virtual com Paula Carvalho, editora da Quatro Cinco Um, sobre as tramas políticas da Turquia e seu romance mais conhecido, Istambul Istambul. O encontro acontece no dia 23 de fevereiro, a partir das 18h, no canal da Tabla.
No livro, Sönmez combina as lembranças de quatro prisioneiros — um médico, um barbeiro, um estudante e um velho revolucionário, todos presos nas masmorras de Istambul — para criar um mosaico que evidencia a complexidade da cidade em que vivem.
O próprio escritor, que cresceu em meio à língua curda, sentiu na pele as dificuldades de habitar um local atravessado por disputas de poder e diferentes narrativas. Ele foi perseguido, preso e torturado por suas posições políticas.
Atualmente, vive entre Istambul e Cambridge, na Inglaterra. É presidente da PEN International, uma organização que promove a literatura e apoia escritores em exílio. Seu terceiro romance, sobre o qual ele vai falar no encontro promovido pela Tabla, está traduzido em mais de 20 idiomas.