🔓 Conferências do Fronteiras do Pensamento são reunidas em livro

Lançado pela Arquipélago, “Fronteiras do Pensamento Debate os Sentidos da Vida” conta com reflexões de dez intelectuais que participaram do projeto
O romancista Paul Auster, que participa do livro “Fronteiras do Pensamento Debate os Sentidos da Vida”
17/02/2022

Qual o sentido da vida? A eterna questão da humanidade é o que norteia Fronteiras do Pensamento Debate os Sentidos da Vida, livro publicado pela gaúcha Arquipélago Editorial e que chega às livrarias em 15 de março. A obra livro já está em pré-venda no site da editora.

Os múltiplos sentidos da existência são discutidos a partir das reflexões de dez intelectuais, que participaram do projeto Fronteiras do Pensamento, oriundos de áreas como a arte, a filosofia, a psicanálise, a educação, a ciência, a literatura e a estética.

Com organização do curador do Fronteiras, Fernando Schüler, a obra reúne conferências apresentadas, em sua maioria, na temporada 2019 do ciclo de debates, cujo tema foi “Sentidos da Vida”.

Na coletânea, o leitor encontrará ideias de Ai Weiwei, artista e ativista social chinês; Catherine Millet, crítica de arte e escritora francesa; Denis Mukwedge, médico ginecologista humanitário congolês; Élisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista francesa; Graça Machel, política e ativista de direitos humanos moçambicana; Janna Levin, física e astrônoma norte-americana; Leïla Slimani, escritora, jornalista e diplomata franco-marroquina; Luc Ferry, filósofo francês; Paul Auster, escritor norte-americano; e Roger Scruton, filósofo e escritor inglês.

“Este livro é, sob certo aspecto, um tipo de tapeçaria. Um livro sobre o desenho da vida. Por vezes algo aleatório, outras vezes metódico. Por vezes complexo e refletido, outras vezes feito em linha reta. A vida do herói, focada em um único e grande objetivo, como em uma guerra, talvez seja o melhor exemplo de simplicidade. Diante do grande drama, que diferença faz perguntar sobre ‘sentido’? Ele se revela sem maiores rodeios. Na verdade, já está lá, dado pela própria urgência do sofrimento humano” afirma o organizador Fernando Schüler na contracapa da edição.

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que propõe uma profunda análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro. Em mais de 15 anos de existência, o Fronteiras do Pensamento já realizou mais de 200 conferências internacionais para milhares de espectadores.

Fronteiras do Pensamento Debate os Sentidos da Vida
Org. Fernando Schüler
Arquipélago Editorial
256 páginas
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho