Baseado na história de Janusz Korczak (pseudônimo de Henryk Goldszmit), o romance histórico O bom doutor de Varsóvia, da inglesa Elisabeth Gifford, mostra como um médico polonês salvou centenas de vidas de crianças na cidade de Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial. Publicado no Brasil pela Jangada, o livro acaba de chegar às livrarias.
O romance é fruto de pesquisas sobre a história de Korczack e seu método de relacionamento com as crianças. O livro também traz como personagens importantes o casal Misha e Sophia, aprendizes do médico.Os dois são raros sobreviventes do gueto de Varsóvia e trabalharam com Korczak antes e durante a Segunda Guerra.
Este é o terceiro livro escrito por Gifford, que se tornou escritora justamente para poder contar a história de Korczak. Para chegar ao resultado final, Gifford trabalhou ao longo de dez anos, fez um curso de escrita criativa e publicou outros dois livros.
Na trama, Misha e Sophia, um jovem casal de estudantes apaixonados, são postos à prova durante os horrores do controle nazista em Varsóvia, assim como o Dr. Korczak luta para proteger as cerca de 200 crianças de seu orfanato. A autora recria a época da ocupação alemã na Polônia, mesclando personagens reais e fictícios, destacando momentos importantes da vida durante o Holocausto.
O bom doutor de Varsóvia recria os fatos narrados pelo médico em seus escritos. Korczak abriu mão de salvar a própria vida para cuidar de centenas de órfãos e dar-lhes esperança. “Ele foi pioneiro no campo da psicologia e bem-estar da criança e ensinou crianças e adultos a tratar uns aos outros com empatia”, diz a autora.