🔓 Escrito por refugiados, “Narrativas: Exílios e Encontros” será lançado neste sábado

Selecionada pelo projeto Rumos Itaú Cultural, obra traz relatos em português, crioulo haitiano, francês, lingala, árabe e espanhol
Refugiados que participaram do projeto “Narrativas: Exílios e encontros” (Foto Itaú Cultural – Brunno Covello)
03/02/2022

Neste sábado (5), às 14h, pelo Youtube, acontece a live de lançamento do livro digital Narrativas: Exílios e encontros, com Carla Alessandra Cursino e Bruna Pupatto Ruano, idealizadoras do projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural.

A obra, autobiográfica e plurilíngue, foi escrita por cinco refugiados residentes em Curitiba (PR) e região: Gloire Nkialulendo, da República Democrática do Congo, Myria Tokmaji, da Síria, Russel Cerilia, do Haiti, e Maiker Gutierrez e Ninoska Pottella, ambos da Venezuela. Os autores também participam do bate-papo, onde compartilham histórias de vida e seus processos migratórios. A publicação estará disponível no site do projeto.

Carla Alessandra Cursino, professora de português para migrantes e refugiados desde 2014 em projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), conta que sempre se incomodou pelo fato dos refugiados serem tratados, de um modo em geral, como uma massa homogênea de vulneráveis.

“São características que reforçam preconceitos e comportamentos xenófobos e, consequentemente, provocam a desvalorização do que essas pessoas trazem em sua bagagem e, em alguma medida, sua individualidade e desumanização”, explica.

Esse sentimento foi o ponto de partida para Narrativas: Exílios e Encontros, que tem como objetivo proporcionar uma nova experiência de refúgio a indivíduos que se viram obrigados a abandonar seu idioma, morada, seu país em busca de uma possibilidade de vida.

Escrita
Como nenhum dos cinco participantes é escritor profissional, em um primeiro momento, Carla Alessandra Cursino e Bruna Pupatto Ruano, a primeira Mestre e a segunda Doutora em Estudos Linguísticos, organizaram em quatro encontros online, uma residência artística conduzida pelo ator e músico Conde Baltazar e pela psicóloga Elaine Schimitt.

Como resultado de todo esse processo, surgiu Narrativas: Exílios e encontros, um livro criado por muitas mãos e corações, plurilíngue — escrito em português, crioulo haitiano, francês, lingala, árabe e espanhol —, composto por diversos gêneros literários, como crônicas, poemas, cartas, entrevistas, e multimodal, com texto escrito, texto oral e fotos.

Rascunho