Está previsto para setembro o lançamento do novo livro do inglês Ian McEwan, vencedor do Booker Prize com o romance Amsterdam (1998) e um dos autores de ficção mais celebrados da Europa.
Lessons (Lições), segundo o jornal The Guardian, foi descrito pelo editor de McEwan, Jonathan Cape, como “uma poderosa meditação sobre a história e a humanidade, contada através do prisma da vida de um homem”. No Brasil, os livros de McEwan são publicados pela Companhia das Letras.
No livro, o escritor segue o protagonista Roland Baines, desde seu período em um internato “incomum”, aos 11 anos, quando sua vulnerabilidade atrai uma professora de piano, até o desaparecimento de sua esposa, o que o obriga a cuidar de seu filho sozinho. Passada no final da Segunda Guerra Mundial, a narrativa avança para a atual pandemia, explorando o trauma infantil causado pela doença.
A paternidade, como McEwan explora no livro, é uma “dupla hélice de trabalho e amor”. Cape explicou que o romance vai “explorar o que pode ser aprendido com os traumas do passado e mostrar o que a paternidade pode nos ensinar sobre nós mesmos”.
Junto com Martin Amis e Julian Barnes, McEwan é um dos autores ingleses mais respeitados pela crítica. Ele é autor de romances poderosos, como o drama psicológico Reparação.