O romance Ulysses, do irlandês James Joyce (1882-1941), completa 100 anos em 2 de fevereiro. Para comemorar o marco, a Companhia das Letras lança uma edição revisada, com tradução assinada por Caetano W. Galindo, amplo aparato crítico e gravuras de Robert Motherwell.
Para destrinchar uma das obras mais complexas do século 20, que conta um dia cheio de obstáculos na vida de Leopold Bloom, a editora oferece textos inéditos de Dirce Waltrick do Amarante, Fábio Akcelrud Durão, Fritz Senn, John McCourt, Sandra Guardini Vasconcelos e Vitor Alevato do Amaral.
A fortuna crítica se completa com versões inéditas em português de duas importantes resenhas escritas à época do lançamento de Ulysses: No caminho de Joyce, de Louis Gillet, e A espantosa crônica de James Joyce, de Joseph Collins. Elas foram publicadas em 1925 e 1922, respectivamente.
James Joyce nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1882. Em Ulysses, o autor dá continuidade ao universo que começou a ser elaborado no romance Um retrato do artista quando jovem (1916), focado na infância e juventude de Stephen Dedalus. Joyce morreu em Zurique, na Suíça, em 1941.