A Bienal do Rio começa nesta sexta-feira (3) e segue até o próximo domingo (12), com atrações nacionais e internacionais. A 20ª edição do evento tem início com a o encontro “Para seguir em frente” e reúne Allan Dias Castro, Bráulio Bessa e Priscilla Alcantara. Eles falam sobre como a inspiração, fé, poesia, amor e resiliência podem ajudar a superar os momentos de crise.
Em sintonia com o Brasil
Temas urgentes da sociedade brasileira ganham destaque nos primeiros dias de evento. Na esteira da rica tradição da literatura urbana do país, Raphael Montes, autor de romances policiais de sucesso, e o jornalista Ivan Mizanzuk, autor do podcast que virou a série de TV “O caso Evandro”, conversam sobre ficção e realidade no crime
Tema correlato surge na mesa “As desigualdades e as elites no Brasil”, em que o sociólogo Jessé Souza, o jornalista Muniz Sodré e a fundadora do Instituto Identidades do Brasil, colunista e apresentadora Luana Génot debatem os rumos da desigualdade em um cenário pré-eleitoral e ainda afetado pela pandemia. Os três estão lançando livros que dialogam com o assunto e, logicamente, também falam sobre esses trabalhos.
Outro encontro que deve render muito debate, reúne duas das mais prestigiadas jornalistas do país. Míriam Leitão e Patrícia Campo Mello falam sobre um assunto muito atual e do qual as duas entendem muito: “Jornalismo e democracia sob ataque”.
Míriam e Patrícia também falam de seus mais recentes livros, respectivamente: A democracia na armadilha: crônicas do desgoverno e A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital.
Entretenimento
Sob o tema “Fantasia e Tormenta”, os autores Karen Soarelle, Raphael Draccon e Leonel Caldela conversam sobre a globalização de livros e autores e as adaptações dessas obras para outros formatos de entretenimento que potencializam as linguagens e narrativas dessas obras.
Assunto que se liga diretamente com o encontro “Em Todas as Mídias”, que como o nome sugere, vai falar de adaptações e dos pontos de contato de diferentes formas artísticas.
Nesse encontro, as consagradas autoras do universo pop juvenil Thalita Rebouças e Paula Pimenta, cujas obras foram adaptadas para as mais variadas telas, conversam com Vitor Kley, músico de sucesso e autor estreante do livro infantil A turma do menino Sol.
Ainda no universo pop, as autoras americanas Julia Quinn e Beverly Jenkins conversam com as brasileiras Babi A. Sette e Paola Aleksandra sobre os desafios de modernizar o Romance de Época, considerando as conquistas das lutas identitárias da atualidade.
Confira aqui a programação completa, com horários e outros detalhes.