🔓 Maralto inicia atividades com 150 títulos no catálogo

Editora curitibana prioriza obras que fazem conexão entre literatura e artes visuais; a formação de leitores é um dos objetivos da casa
Cristiane Mateus, coordenadora editorial da Maralto. Foto: Pith Haiducki
23/11/2021

A Maralto, coordenada pela publisher Cristiane Mateus, nasce com 150 títulos no catálogo e 1,5 milhão de exemplares impressos. Com foco em livros que fazem conexão entre literatura e artes visuais, a editora curitibana tem nomes como Luiz Ruffato, Raquel Matsushita, Ruy Espinheira Filho e Mariana Ianelli, editora de poesia do Rascunho.

De acordo com Cristiane, a iniciativa “surgiu não apenas para publicar livros, mas para ser um lugar de ideias e ações em torno da leitura, da literatura e dos leitores, passando principalmente pela educação”. Ela explica, ainda, que pretende lançar escritores africanos, latino-americanos e europeus em 2023.

A edição do Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa e a comercialização do Programa de Formação Leitora Maralto (PFLM) são duas realizações que demonstram o interesse da editora pelo avanço na qualidade dos leitores do país. Para isso, o projeto busca a junção de profissionais de diferentes áreas e a pluralidade de gêneros.

Nos meses de novembro e dezembro de 2021, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo recebem eventos da editora. No dia 11 do mês que vem, por exemplo, João Anzanello Carrascoza e Nelson Cruz se encontram em BH para o lançamento de Uns e outros: histórias de duplas. Confira mais detalhes e acompanhe a agenda da Maralto por meio do Instagram ou Facebook.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho