A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta última terça-feira (16) os cinco finalistas de cada uma das 20 categorias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, que contempla quatro diferentes eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Confira aqui a lista completa e se inscreva no canal do YouTube da CBL para acompanhar, a partir das 19h do dia 25 de novembro, o anúncio dos vencedores.
Na categoria Poesia, cinco mulheres — publicadas por diferentes editoras — estão na reta final: a gaúcha Mar Becker (A mulher submersa), a mineira Maria Lúcia Alvim (Batendo pasto), as pernambucanas Jussara Salazar (O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros) e Micheliny Verunschk (O movimento dos pássaros) e Prisca Agustoni Pereira, autora de O mundo mutilado.
Em Conto, a cronista do Rascunho Nara Vidal está na disputa com Mapas para desaparecer e o experiente João Anzanello Carrascoza participa com UtensÃlios-para-a-dor: histórias-com-hÃfens. Ainda na narrativa breve, em Crônica, o colaborador do Rascunho José Roberto Torero (Diário do Bolso 4: 666 dias com a besta), Yuri Al’Hanati (A volta ao quarto em 180 dias) e os vários nomes que assinam o livro De bala em prosa: vozes da resistência ao genocÃdio negro buscam a estatueta.
Já nas duas categorias de maior fôlego, Romance de Entretenimento e Romance Literário, VinÃcius Neves Mariano (Velhos demais para morrer) e Carol Chiovatto (Senciente nÃvel 5) são representantes da primeira. José Falero, com Os supridores, Michel Laub, autor de Solução de dois Estados, e Marcela Dantés, com Nem sinal de asas, estão na disputa pela segunda categoria.