Nesta terça-feira (16), a partir das 19h, o projeto “Adaptação — Entre a Literatura e o Cinema”, promovido pelo Instituto Ling, discute o romance A insustentável leveza do ser, do tcheco Milan Kundera.
No encontro, conduzido pelo professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e pelo jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o público poderá acompanhar análises, comparações e discussões entre o livro, escrito por Kundera em 1984, e o filme homônimo que chegou aos cinemas em 1988, dirigido por Philip Kaufman e estrelado por Juliette Binoche e Daniel Day-Lewis.
O bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo na plataforma Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição, sem custo, no site do projeto. Durante o evento, também será possível assistir a algumas das principais cenas do longa-metragem, que foi vencedor do Prêmio Bafta de melhor roteiro adaptado, além de ter sido indicado ao Oscar na mesma categoria e também pela sua fotografia.
A insustentável leveza do ser conta a história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, em um permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.
Os participantes
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site que leva seu nome, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.