No romance Para os que ficam, em pré-venda pela Confraria do Vento, Alex Andrade narra a trajetória de Ana, uma mulher que precisa cuidar do pai idoso e acaba confrontando vários demônios do passado — muitos deles ligados à família.
Na história, contada pela perspectiva da protagonista, um irmão canalha, a mãe omissa e um marido desvairado assombram as memórias da Ana. Em meio aos rancores, a mulher tenta se resolver interiormente. A paz, no entanto, é uma esperança distante.
De acordo com o escritor Antônio Xerxenesky, que acaba de lançar Uma tristeza infinita, o autor “consegue realizar a mais difícil das tarefas de todo romancista: criar uma voz em primeira pessoa crível, complexa, contraditória e fluente, que nos conduz do humor à tristeza, com uma humanidade à flor da pele”.
Alex Andrade nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1971. Publicou os livros Antes que Deus me esqueça (2018), Amores, truques e outras diversões (2014) e Poema (2013), entre outros. Mantém um blog pessoal e também escreve para o público infantil.