🔓 Revista “Suprassuma” reúne oito contos de ficção especulativa

Publicação digital da Suma traz narrativas sobre uma família que viaja no tempo, a destruição de um planeta e uma mulher grávida de um demônio, entre outras
01/11/2021

A primeira edição da revista digital Suprassuma, disponível gratuitamente para download, reúne oito contos de ficção especulativa. A publicação, editada anualmente pela Suma, traz narrativas sobre uma família que viaja no tempo, a destruição de um planeta e uma mulher grávida de um demônio, entre outras.

No conto O destino não é um endereço, ambientado nos anos de chumbo da ditadura, Jana Bianchi narra a história de uma mulher que, com poderes especiais, resgata perseguidos políticos. Em Não vai ser a primeira, nem a última, Fernando Castro conta os dramas de uma mulher que engravida de um demônio.

O tema clássico da viagem no tempo está no centro de Um ajuste de ponteiros, assinado por Moacir Fio. Já em Orvalho flamejante, Giu Yukari Murakami mostra como Reika, uma imigrante que está tentando recomeçar a vida no Norte do Brasil e cuja família é portadora do fogo, precisa aprender a lidar consigo mesma.

Vertente, de Andrezza Postay, propõe um retorno a diferentes épocas da vida por meio da memória. Ariel Ayres, em Ith, narra a difícil decisão de um funcionário que tem a missão de destruir um pequeno planeta — para isso, só precisa apertar um botão.

No texto de Fabiane Guimarães, Ressurreição, a autora convidada da primeira edição mostra que o futuro da medicina pode ser brilhante àqueles que têm dinheiro. Para finalizar, em Dias de pouco pão e zero sonho, Saskia Sá mostra como a vida de uma mulher vai mudar por conta de um colar mágico.

“É a primeira vez que nos desafiamos a ler tantas histórias diferentes em um período tão curto, passando dias inteiros em universos de fantasmas, bruxas, alienígenas, monstros e dragões, até esquecermos o mundo real (deixamos aqui nosso agradecimento, ninguém mais aguenta o mundo real)”, anotam Beatriz D’Oliveira e Paula Lemos no editorial.

Suprassuma — Edição 1: primeira vez
Vários autores
Suma
163 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho