O chef Anthony Bourdain mostrou a alta gastronomia como ela é no best-seller Cozinha confidencial. Agora chega ao Brasil Volta ao mundo: um guia irreverente, que resgata as memórias afetivas do autor, morto em 2018. A obra é assinada também por Laurie Woolever, assistente e amiga de Bourdain.
Bourdain desbravou o mundo como ninguém. Com um conhecimento indiscutível da culinária de diversos lugares em que esteve, o chef e autor best-seller conquistou uma legião de leitores e admiradores ávidos por viagens e curiosidades gastronômicas.
Apesar da agenda sempre lotada, Bourdain teve tempo de desenvolver o esboço do projeto com Laurie, com quem trabalhou por quase uma década. Após o falecimento do amigo, Laurie assumiu a missão de tirar do papel os planos de um livro de memórias e dar o contexto necessário à obra póstuma.
Volta ao mundo é um guia de viagens com dicas preciosas de lugares onde comer e se hospedar. Cada capítulo concentra informações sobre o país escolhido, desde aspectos da culinária local e lugares inusitados para visitar, até recomendações úteis sobre como se deslocar nas cidades. O livro traz ilustrações de Wesley Allsbrook.
No capítulo dedicado ao Brasil, Bourdain compartilha suas impressões ao provar a caipirinha, o queijo coalho e o acarajé quando visitou Salvador. A obra traz ainda relatos de amigos e familiares do chef, como os comentários irônicos de seu irmão, Christopher, sobre uma viagem de carro por Nova Jersey e um tour proposto pelo produtor musical Steve Albini — que trabalhou com o Nirvana — pelos melhores lugares para comer gastando pouco em Chicago.
Chef de carreira mediana, Bourdain virou uma figura pop com livros e programas de TV sobre o mundo da gastronomia. Colaborou com grandes veículos internacionais, como o jornal The New York Times e as revistas New Yorker e Food Arts Magazine. Como apresentador de séries, foi aclamado por Fazendo escala, Sem reservas e Lugares desconhecidos. Morreu na França, em 2018.