O historiador Hilário Franco Júnior foca seu olhar na Idade Média em seu novo livro, Em busca do paraíso perdido: As utopias medievais. Em uma coedição da Ateliê Editorial e da Editora Mnêma, a obra já está em pré-venda.
Desde meados do século passado, ampliaram-se muito os conhecimentos sobre a Idade Média, na qual se reconhece a matriz da civilização ocidental cristã. Mas ainda subsistem múltiplas facetas a explorar, uma delas é a produção utópica da época, que é o foco de Franco Júnior em seu livro.
O historiador discute, por exemplo, o dogma que diz não ser possível falar em utopia antes de Thomas More ter criado a palavra, no começo do século 16. Mas no livro ele tenta demonstrar que houve várias utopias na Idade Média, cuja compreensão ajuda a lançar luz sobre vários aspectos do Ocidente atual.
Professor de pós-graduação de história social na Universidade de São Paulo (USP), Hilário Franco Júnior é pós-doutorado em história medieval pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Tem diversos livros publicados, entre eles Dante — O poeta do absoluto e Cocanha — Várias faces de uma utopia. Recebeu Recebeu o Prêmio Jabuti em duas oportunidades.