🔓 “O Mestre e Margarida”, de Mikhail Bulgakov, ganha nova edição

Clássico do autor ucraniano, em pré-venda pela Alfaguara, mostra as consequências da visita de Satanás e seu séquito a Moscou comunista
Mikhail Bulgakov, autor de “O Mestre e Margarida”
19/10/2021

No romance O Mestre e Margarida, em pré-venda pela Alfaguara, Mikhail Bulgakov (1891-1940) imagina as consequências da chegada de Satanás e seu séquito a Moscou comunista. O livro, lançado pela primeira vez em 2010, retorna às prateleiras brasileiras com novo projeto gráfico.

O romance é marcado pelo escárnio do autor para com o regime daquela época — responsável por censurá-lo tantas vezes. Além de Satanás, representado pela figura de um professor, marcam presença uma vampira, um gato falante e poetas incompreendidos. Sem contar a figura do Mestre, um escritor que funciona como respiro em meio ao caos.

“O livro se mostra mais carnavalesco do que infernal, mesclando o bem e o mal, o humano e o divino”, anotou o paulista Arthur Marchetto na resenha O ardente manuscrito, publicada na edição de setembro de 2018 do Rascunho.

A obra, que só foi publicada depois da morte do autor — e, ainda assim, saiu recheada de censuras —, é hoje celebrada como uma das principais do século 20. De acordo com o The Independent, “Bulgakov é um dos maiores escritores russos modernos, talvez o maior”.

Mikhail Bulgakov nasceu em Kiev, atual capital da Ucrânia, em 1891. Médico, escritor e dramaturgo, sofreu diversas retaliações do governo stalinista devido ao teor sarcástico de sua obra. Morreu em 1940, na então União Soviética, pouco depois de fazer as últimas revisões do romance O Mestre e Margarida.

O Mestre e Margarida
Mikhail Bulgakov
Trad.: Zoia Prestes
Alfaguara
456 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho