O chileno Alejandro Zambra é o primeiro nome confirmado da 19ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), marcada para acontecer entre 27 de novembro e 05 de dezembro. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece em formato virtual.
Hoje radicado na Cidade do México, Zambra nasceu em 1975, em Santiago. Escreveu os romances Bonsai, A vida privada das plantas, Múltipla escolha e Formas de voltar para casa. Ele acaba de publicar sua nova narrativa longa, chamada Poeta chileno.
Esta será a segunda participação do autor na Flip — a primeira foi em 2012. Inspirada na natureza, “nas plantas e florestas”, o grupo curatorial da Flip vê na obra de Zambra um diálogo direto com a temática da edição, principalmente em relação às narrativas de Bonsai e A vida privada das árvores.
“Nesse retorno à Flip depois de quase uma década e com novas publicações, Zambra nos oferece a oportunidade de refletir sobre dois movimentos: um é a trajetória artística dele, o outro são as transformações sociais, políticas e culturais do Brasil e do Chile”, diz em nota Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.