🔓 Chileno Alejandro Zambra é o primeiro nome confirmado para 19ª Flip

Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontece entre 27 de novembro e 05 de dezembro de forma online pelo segundo ano consecutivo
Alejandro Zambra, autor de “Bonsai” e “Poeta chileno” (foto: divulgação_Mabel Maldonado)
07/10/2021

O chileno Alejandro Zambra é o primeiro nome confirmado da 19ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), marcada para acontecer entre 27 de novembro e 05 de dezembro. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece em formato virtual.

Hoje radicado na Cidade do México, Zambra nasceu em 1975, em Santiago. Escreveu os romances Bonsai, A vida privada das plantas, Múltipla escolha e Formas de voltar para casa. Ele acaba de publicar sua nova narrativa longa, chamada Poeta chileno.

Esta será a segunda participação do autor na Flip — a primeira foi em 2012. Inspirada na natureza, “nas plantas e florestas”, o grupo curatorial da Flip vê na obra de Zambra um diálogo direto com a temática da edição, principalmente em relação às narrativas de Bonsai e A vida privada das árvores.    

“Nesse retorno à Flip depois de quase uma década e com novas publicações, Zambra nos oferece a oportunidade de refletir sobre dois movimentos: um é a trajetória artística dele, o outro são as transformações sociais, políticas e culturais do Brasil e do Chile”, diz em nota Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho