🔓 Disputas políticas marcam novo livro de Samir Machado de Machado

“Homens cordiais” é ambientado no século 18, durante a Guerra dos Sete Anos, e acompanha um soldado brasileiro imerso na politicagem europeia
Samir Machado de Machado, autor de “Homens cordiais”
16/09/2021

No romance Homens cordiais, lançado pela Rocco, Samir Machado de Machado retoma o protagonista Érico Borges, um soldado brasileiro, para mais uma aventura no reino dos podres da politicagem europeia. O livro continua a série iniciada com Homens elegantes, de 2016, mas pode ser lido à parte.

Ambientada no século 18, durante a Guerra dos Sete Anos, a história começa com Portugal no olho do furacão: o país precisa escolher entre se aliar com Espanha e França ou buscar refúgio nos braços ricos da Inglaterra, com quem a relação não vai muito bem.

Nesse contexto, a missão de Borges é seguir os passos da Confraria da Nobreza, uma sociedade aristocrática insatisfeita com a ascensão da burguesia portuguesa. Para impedir que os figurões sabotem o país, o protagonista se junta a uma salonnière, a um soldado inglês e um estudante expulso de Coimbra.

Samir Machado de Machado nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1981. Publicou os romances Tupinilândia, Quatro soldados e Homens elegantes, entre outros.

Homens cordiais
Samir Machado de Machado
Rocco
384 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho