A Companhia das Letras deu início à pré-venda da biografia de Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, volume 1: Biografia, escrita pelo jornalista Fernando Morais. A obra, que chega às livrarias em 16 de novembro, é fruto de mais de dez anos de trabalho e recupera os momentos determinantes de um dos personagens mais emblemáticos e controversos da política nacional das últimas cinco décadas.
Único presidente do país com origens operárias, e campo magnético de um partido profundamente original em suas raízes, exerceu o poder carismático e a influência de modo mais duradouro que qualquer outro homem público no período republicano, salvo talvez Getúlio Vargas — com quem também compartilha a virulência dos adversários.
Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto e frequente a Lula. Com dezenas de horas de depoimentos, o escritor compôs um painel que tenta mostrar toda a complexidade do personagem.
A narrativa do primeiro volume vai até 8 de novembro de 2019, quando o ex-presidente, por decisão do Supremo Tribunal Federal, deixou a prisão em Curitiba, onde ficou 1 ano e sete meses.
Militante de esquerda, Fernando Morais é um dos jornalistas mais experientes do país. Trabalhou no Jornal da Tarde, na revista Veja e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo. Foi deputado (1979-87) e secretário da Cultura (1988-91) e da Educação (1991-93) do estado de São Paulo. É autor, entre outros, de A ilha, Cem quilos de ouro, Olga, Os últimos soldados da Guerra Fria, Corações sujos e Chatô.