O Instituto Estação das Letras promove, a partir de 9 de setembro, o “Estúdio do conto”, ministrado por José Castello. Nas aulas virtuais, que se estendem até 16 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, o cronista do Rascunho orienta os alunos na criação de uma narrativa breve. Inscreva-se aqui ou por meio do [email protected].
No primeiro encontro, o participante já deve apresentar um esboço — sem tamanho determinado — do que virá a se tornar um conto. “Imperfeito, incompleto, precário, não importa”, comenta Castello, que tem o objetivo de acompanhar seus estudantes desde o momento inicial da escrita.
Ao final da oficina, que tem desconto de 30% para professores e estudantes universitários, a ideia é que todos os participantes tenham uma narrativa breve finalizada, após um processo em que cada criação individual será discutida e esmiuçada.
Carioca radicado em Curitiba (PR), José Castello é autor dos livros Sábados inquietos (2013), Ribamar (2010) e Vinicius de Moraes: o poeta da paixão (1994), entre outros. Ganhou o Prêmio Jabuti pelos dois últimos, nas categorias Romance e Ensaio e Biografia, respectivamente.