🔓 Lilia M. Schwarcz e Laerte conversam sobre “Manual do Minotauro” nesta sexta

Novo livro reúne mais de 1500 tiras publicadas por Laerte entre 2004 e 2015, que retratam a reinvenção do trabalho da artista
Lilia M. Schwarcz e Laerte Coutinho, autor de “Manual do Minotauro”
05/08/2021

Nesta sexta-feira (6), às 19h, Lilia M. Schwarcz conversa com Laerte Coutinho sobre o lançamento do mais novo trabalho da artista, Manual do Minotauro, lançado pelo selo Quadrinhos na Cia. O bate-papo será transmitido pelo canal do Youtube da Companhia das Letras.

Manual do Minotauro reúne mais de 1500 tiras publicadas por Laerte entre 2004 e 2015, que retratam a reinvenção do trabalho da artista. Sem deixar a simplicidade de lado, Laerte traz um jogo de nanquim, cor, forma e quadros enxutos, mas precisos, com uma narrativa clara.

Laerte já tinha mais de três décadas de cartunismo e era uma das profissionais mais festejadas do Brasil quando decidiu reinventar tudo. Por volta de 2004, sua tira Piratas do Tietê abandonou os personagens recorrentes e os arremates cômicos para explorar o espaço daqueles três, quatro quadrinhos com uma mistura de filosofia, metafísica, poesia, poucas certezas e muitas dúvidas. Piratas virou o Manual do Minotauro e o leitor entrou, junto a Laerte, no labirinto do ser mitológico.

Laerte Coutinho nasceu em São Paulo, em 1951. Fundadora da revista Balão e premiada no 1º Salão de Humor de Piracicaba, em 1973 passou a colaborar com a grande imprensa diária e com a imprensa sindical.

Nos anos 1980 e 1990, participou das revistas Chiclete com Banana, Geraldão e Circo, além de capitanear suas próprias, Piratas do Tietê e Striptiras. Trabalhou como roteirista de programas humorísticos e infantis da TV Globo, e desde 1991 mantém uma tira diária no jornal Folha de S.Paulo.

Manual do Minotauro
Laerte Coutinho
Quadrinhos na Cia
416 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho