Na biografia Bruce Lee: uma vida, o jornalista norte-americano Matthew Polly repassa a trajetória do artista marcial e ator de cinema chinês que, em apenas 32 anos de vida, conquistou o Ocidente com suas impressionantes demonstrações físicas.
A obra, que reúne mais de cem entrevistas, apresenta informações inéditas e fotos raras, narra desde a infância de Lee — nascido em San Francisco, nos Estados Unidos, e criado em Hong Kong — como ator mirim até sua morte, que levantou várias dúvidas à época.
Estudioso das artes marciais desde menino, Lee voltou para os EUA aos 18 anos, quando começou a transmitir os conhecimentos do Oriente para o pessoal de Hollywood e se inseriu na indústria cinematográfica norte-americana.
A trajetória de Lee no cinema, apesar de ter sido difícil devido ao preconceito que tinham com atores orientais, tem momentos icônicos — como no filme O voo do dragão, de 1972, em que o chinês dá uma boa surra em Chuck Norris, ou em Jogo da morte, de 1978, no qual Lee enfrenta o astro do basquete Kareem Abdul-Jabbar.
“Bruce finalmente ganha a vigorosa biografia que merece. O livro de Matthew Polly está repleto de novas informações e insights perspicazes”, escreve Jonathan Eig, biógrafo do boxeador Muhammad Ali, sobre a obra.