A Revista Emília, publicação digital independente e gratuita voltada à literatura infantojuvenil e à formação de jovens leitores, completa uma década e inaugura um novo site para comemorar a data. A revista também amplia sua pauta e cria as bases para um projeto maior: o Instituto Emília, Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na produção de conteúdos de qualidade, na formação de leitores e na promoção do livro e da leitura.
“A criação do instituto é um passo importante e a consequência natural de todo o trabalho realizado, das parcerias consolidadas nesses 10 anos de história. Tal crescimento vem ao encontro do reposicionamento de nosso propósito. Ao formar leitores é preciso também conscientizá-los de seu papel como agentes de intervenção e transformação social e política. A leitura e a escrita devem atuar como instrumentos de conquista de visibilidade e afirmação de falas e identidades”, explica Dolores Prades, diretora do Instituto Emília.
Além da Revista Emília, o Instituto é responsável pelo Selo Emília, braço editorial independente dedicado à edição de livros e publicações especiais que visam fomentar reflexões para os desafios da contemporaneidade, especialmente nas discussões em torno da formação de leitores.
Já o Educativo Emília está voltado à formação, com programa regular de cursos e a realização de eventos especiais como seminários, clubes de leitura e exposições. O Educativo dialoga com o Laboratório Emília de Formação — rede iberoamericana de cursos a distância.
Além disso, o núcleo de Consultorias desenvolve atividades com diferentes parceiros. Entre eles, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Apoio Comunitário (IBEAC), o SESC-SP, a Livraria Martins Fontes e o Rascunho.
Para comemorar os 10 anos da Revista Emília, uma série de lives serão transmitidas até o dia 24 pelo Instagram (@revistaemilia), sempre às 18h (com exceção de sábado, que acontece às 11h). Uma nova edição do Caderno Emília, que já está disponível gratuitamente para leitura, também celebra a data.
Programação
19, às 18h
10 anos de Emília
Com Ana Carolina Carvalho, Carolina Splendore, Dolores Prades e Mayumi Okuyama.
20, às 18h
Poesia nas letras e nas imagens
Com Bárbara Quintino, Bruno Souza, Cícero Oliveira e Sara Bertrand.
21, às 18h
O papel da crítica na formação do leitor
Com Bárbara Franceli, Bia Gouveia, Dolores Prades e Giselly Lima de Moraes.
22, às 18h
Resistência e mercado — o papel das parcerias
Com Alexandre Martins Fontes, Belisa Monteiro, Dolores Prades e Valéria Pergentino.
23, às 18h
Construindo redes e fortalecendo laços
Com Bel Santos, Dianne Cristine Rodrigues Melo, Dolores Prades e Neide Almeida.
24, às 11h
Quanto antes melhor: a leitura na primeira infância
Com Anita Prades, Carolina Fedatto, Mônica Correia Baptista e Valdirene Rocha.