A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Catavento, Inovação, Loyola e Disal, lançou hoje o projeto Conexão Livraria, que pretende auxiliar o comércio eletrônico de livros no Brasil.
O piloto acontece em parceria com o Mercado Livre, mas a intenção é que o modelo seja replicado com outros parceiros no futuro. A ideia é utilizar a estrutura, processos e tecnologia de um grande e-commerce aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras.
Na prática, o Mercado Livre participa com toda sua estrutura de segurança e pagamento e as distribuidoras cuidam da operação logística, conectando seu estoque com a loja principal, e as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas, recebem um link personalizado e são remuneradas com comissão pelas vendas.
“As pequenas e médias livrarias estão desenvolvendo sua presença virtual, mas poucas ainda têm estrutura para atender grandes demandas, dificultando o desenvolvimento de ações conjuntas entre editoras, autores e livrarias. O projeto nasceu com a ideia de suprir essa necessidade do mercado e, claro, é mais uma ação que promove o crescimento do setor e também do acesso ao livro no Brasil”, comenta Vitor Tavares, presidente da CBL.
Participantes
A primeira fase contará com a participação de sete livrarias e da distribuidora Catavento. São elas: Favorita, Intelecto, Blooks, Vanguarda, Nobel Brooklin, Isasul e Casa Vamos Ler. Já as distribuidoras Inovação, Loyola e Disal estão em processo de desenvolvimento da integração com o Mercado Livre.
Livrarias que tiverem interesse em participar das próximas fases devem preencher um formulário de cadastro. Os contatos serão realizados por ordem de chegada.