🔓 Andréa del Fuego abre a “Jornada Raduan Nassar”

Nesta terça-feira (13), às 19h, canal da Companhia das Letras no YouTube transmite aula gratuita sobre o romance “Lavoura arcaica”
Andréa del Fuego ministra aula gratuita sobre “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, nesta terça-feira (13)
12/07/2021

O romance Lavoura arcaica será analisado pela escritora e jornalista Andréa del Fuego em uma aula gratuita nesta terça-feira (13). A transmissão, que marca o início da Jornada Raduan Nassar, tem início às 19h, no canal da Companhia das Letras no YouTube.

O livro, considerado pelo crítico Alfredo Bosi (1936-2021) “uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa”, foi lançado em dezembro de 1975 e traz como uma de suas principais marcas o minucioso trabalho de linguagem.

Na aula, Andréa explora a “esgrima” entre a forma que pai e filho se expressam na obra de Nassar, na qual “experimentamos alta voltagem da língua, uma tática ficcional de apreender o mundo através da angústia lírica do protagonista”, segundo informações da Companhia.

O trabalho enxuto do escritor nascido em Pindorama, São Paulo, rendeu-lhe o Prêmio Camões (2016) e é um dos mais festejados do Brasil. Além de Lavoura arcaica, o autor publicou a novela Um copo de cólera (1978) e os contos de Menina a caminho, produzidos no início dos anos 1960 e editados em 1997.

Esses dois outros livros também serão analisados em aulas gratuitas. No dia 20 de julho, Estevão Azevedo fala sobre Um copo de cólera e, para encerrar a Jornada Raduan Nassar, Marcelino Freire discute as narrativas breves do autor em 27 de julho. Ambos os encontros virtuais acontecem no canal do YouTube da Companhia das Letras, sempre às 19h.

Lavoura arcaica
Raduan Nassar
Companhia das Letras
200 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho