Um dos historiadores mais lidos e conhecidos no mundo, o britânico Eric Hobsbawm ganhou uma nova biografia. Publicada pelo selo Crítica, da editora Planeta, o livro é escrito por Richard Evans, professor da Universidade Cambridge.
Com mais de 700 páginas, Eric Hobsbawm: uma vida na história apresenta a trajetória intelectual do historiador para os leitores do século 21. Para contar essa história, o autor inclui muitos textos e passagens da vasta produção do próprio Hobsbawm, escritor notável não apenas no campo da historiografia como em muitos outros gêneros. Boa parte do material apresentado na biografia nunca foi publicado antes.
Hobsbawm se considerava “psicologicamente um historiador assistemático, intuitivo e espontâneo, desafeito a planejamentos”. Teve sua vida moldada não só pelo contexto histórico e político, mas por suas paixões pessoais.
Seus livros foram traduzidos para mais de 50 línguas, e só no Brasil venderam quase 1 milhão de exemplares. Autor do clássico A era dos extremos, obra que permaneceu no topo da lista de mais vendidos por semanas no país, Hobsbawm faleceu aos 95 anos como uma personalidade de influência e reputação global, também conhecido publicamente como um prestigiado porta-voz da esquerda.
Nascido em 1917, em Alexandria, Hobsbawm testemunhou diversos momentos marcantes do século 20, como a tomada do poder pelos nazistas, a Guerra Civil Espanhola e a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939. O historiador deixou diários e cartas que ao contarem sobre sua vida oferecem também um rico panorama da França, Berlim e Londres ao longo do século passado.
Personagem muito importante no Brasil, sua filosofia sobre o Novo Trabalhismo teve um grande impacto no pensamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escreve a apresentação do livro, e também do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que assina texto da quarta capa.
Richard Evans é um dos maiores especialistas em história da Alemanha. Nasceu em Londres, em 1947. Foi professor de história da Universidade Columbia e na Universidade de Londres e atualmente leciona história moderna na Universidade de Cambridge.
Entre seus muitos livros já publicados estão A chegada do Terceiro Reich, O Terceiro Reich no poder e O Terceiro Reich em guerra — trilogia considerada o mais importante estudo sobre o nazismo.