A HarperCollins Publishers anunciou que será a editora oficial do acervo de Martin Luther King Jr. O acordo inclui direitos globais de publicação de obras criadas a partir do acervo de King em todos os formatos, incluindo literatura infantil, edições digitais, em áudio, diários, e quadrinhos, em todos os idiomas.
O acordo foi negociado por Judith Curr, Publisher e Presidente do Grupo HarperOne; Amy Berkower, Presidente da Writers House (agente do espólio de King); Eric D. Tidwell, Diretor Geral; e Conselheiro Geral da Intellectual Properties Management, Inc. (IPM), gestora do espólio de King.
O Grupo HarperOne apontará um arquivista para facilitar o acesso ao material, disponível para todos os editores globais da HarperCollins. As variadas editorias da empresa se concentrarão na parceria com expoentes acadêmicos, artistas, intérpretes, e ativistas sociais negros, para a criação desses novos trabalhos.
“Estamos extasiados de sermos a editora oficial dos arquivos do Dr. Martin Luther King Jr.,” disse Judith Curr, Publisher e Presidente do Grupo HarperOne. “Trata-se de um programa global único de publicação, equilibrando os esforços criativos coletivos da companhia, de forma a criar publicações de apelo regional específico e universal que ilustrem a extensão e a abrangência do trabalho do Dr. King. É uma oportunidade de solidificar o legado do Dr. King como um dos personagens mundiais essenciais na luta pela justiça e pela igualdade.”
HarperCollins tem um longo histórico de publicação das obras de King, tendo publicado seu primeiro livro, Stride toward freedom: The montgomery story (1958). A companhia publicou posteriormente diversos outros títulos do autor — dentre eles, o marco Strength to love (1963), que retrata King como um visionário pregador carismático e atencioso, ao mesmo tempo em que enfatiza o amor como uma força de mudança política e social.
Os primeiros títulos serão publicados nos Estados Unidos, em janeiro de 2022, de forma a coincidir com o Dia Martin Luther King Jr.