🔓 Exílio e amizade são temas do livro infantil de Sandra Le Guen

Em “Refúgio”, autora francesa retrata a proximidade de duas garotas que, apesar não falarem o mesmo idioma, compartilham sonhos em comum
Sandra Le Guen, autora de “Refúgio”
22/06/2021

No livro infantil Refúgio, recomendado para leitores a partir de 8 anos, a francesa Sandra Le Guen narra a história de duas meninas que, apesar de não falarem o mesmo idioma, se aproximam por meio de sonhos em comum. As ilustrações são de Stéphane Nicolet.

Ileana e sua família cruzam o oceano em busca de um recomeço. Ao chegar em outro país, a menina faz amizade com Joana e elas começam a se divertir de maneiras possíveis, como apreciando o céu noturno — com toda simbologia que ele carrega.

Na narrativa, que discute temas como exílio, amizade, adaptação e empatia, a autora mostra que a barreira linguística não é o suficiente para afastar duas pessoas que gostam de sonhar e estão abertas à pluralidade do mundo.

Sandra Le Guen é jornalista de formação e dedica-se à literatura infantil. Inicialmente, por durante seis anos, escreveu sobre ficção para os pequenos e a experiência de ser mãe de dois filhos no blog Maman Baobab.

Refúgio
Sandra Le Guen
Trad.: Cláudio Figueiredo
Ilustrações: Stéphane Nicolet
SM Educação
32 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho