No ano do centenário de nascimento de Patricia Highsmith (1921-1995), a IntrĂnseca reedita os dois primeiros volumes da sĂ©rie — de cinco livros — protagonizada por um dos sociopatas mais famosos da literatura: O talentoso Ripley e Ripley subterrâneo.
No primeiro romance, o personagem que dá nome Ă obra tenta se estabelecer em Nova York apĂłs fugir de um lar disfuncional. Neste primeiro contato, o leitor Ă© apresentado Ă s caracterĂsticas que tornariam Tom Ripley cĂ©lebre, como sua lábia traiçoeira e o humor sagaz. É claro que, por trás da boa aparĂŞncia, há muitos podres.
Adepto dos pequenos furtos e golpes, ele deve ir Ă Itália convencer o ricaço Dickie Greenleaf a voltar para casa e assumir os negĂłcios da famĂlia. Absorto pelo estilo de vida do rapaz, no entanto, Ripley resolve dar outros rumos Ă missĂŁo.
“Tom Ripley é um dos personagens mais interessantes da literatura mundial”, comentou o diretor de cinema Anthony Minghella, responsável por levar O talentoso Ripley às telonas em 1999, com Matt Damon no papel do protagonista.
No segundo volume, Ripley subterrâneo, o sociopata colhe os frutos da primeira narrativa: com sua nova identidade, a de Dickie Greenleaf, vive no sul da França ao lado da esposa, Heloise. Além disso, está metido com falsificação de quadros do pintor Derwatt.
Tudo desanda para o personagem quando um comprador desconfia da autenticidade de uma das artes e ameaça ir Ă polĂcia. Para consertar esse desvio, Ripley decide fazer o que faz de melhor — e a trama se desenvolve em meio a sangue e reviravoltas.
Texana de Fort Worth, Patricia Highsmith nasceu em 1921 e passou grande parte da vida adulta na SuĂça e na França. Ganhou notoriedade já com seu primeiro livro, Pacto sinistro (1950), adaptado para o cinema por Alfred Hitchcock. Publicou mais de 20 livros. Morreu em fevereiro de 1995, aos 74 anos.