O poeta Guilherme Gontijo Flores lança o livro infantil A mancha. Com ilustrações do gaúcho Daniel Kondo, indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti, a obra apresenta para crianças um dos piores desastres ambientais já registrados no Brasil.
Em 2019, uma mancha de óleo — de origem desconhecida — se alastrou pelas praias do Nordeste e parte do Sudeste, prejudicando diversos ecossistemas marinhos. É esse o episódio ficcionalizado por Gontijo, que se vale da ficção para ir além: fazer um alerta a respeito de todos os cuidados necessários ao meio ambiente.
“O livro ajuda a despertar a curiosidade dos leitores sobre cuidados com o meio ambiente e pode gerar uma boa reflexão entre os pais, os professores e as crianças. Que mancha é essa que destrói tudo por onde passa?”, questiona Camila Saraiva, editora da FTD.
Nascido em Brasília (DF), Guilherme Gontijo Flores mora hoje em Curitiba (PR) e trabalha como professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2020, a Kotter/Patuá lançou sua tetralogia poética, Todos os nomes que talvez tivéssemos.