Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado nesta sexta-feira (2), Ana Maria Machado participa de um vídeo — mediado pela escritora e contadora de histórias Kiara Terra — em que lê trechos de seu novo título, Igualzinho a mim, ilustrado por Maria José Arce. Assista aqui.
A ação virtual, que também conta com a participação de crianças, firma a participação brasileira no Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, cuja estreia está prevista para acontecer na Feira do Livro de Bolonha, em junho deste ano.
O Clube é uma iniciativa da Agenda 2030, das Organizações das Nações Unidas (ONU), que incentiva pequenos de 6 a 12 anos a interagir com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de livros.
“Neste ano, destacamos algumas ações e trabalhos de literatura infantil como complemento de um projeto que irá colocar o Brasil em destaque nesse segmento”, comenta Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A realização do vídeo ainda contou com a participação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), e a Biblioteca de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela SP Leituras.
Nascida em 1941, a carioca Ana Maria Machado foi a primeira escritora de livros infantis a fazer parte da Academia Brasileira de Letras (ABL). Entre seus vários prêmios estão três Jabuti e o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel do gênero.